ashes to ashes, dust to dust.

Frase utilizada em tantos serviços fúnebres pelos EUA, retirada do “livro” Book of Common Prayer, cujo texto completo, pelo menos numa das muitas versões, é:

In sure and certain hope of the resurrection to eternal life through our Lord Jesus Christ, we commend to Almighty God our brother Hugh Ever; and we commit his body to the ground; earth to earth; ashes to ashes, dust to dust.
The Lord bless him and keep him, the Lord make his face to shine upon him and be gracious unto him and give him peace.
Amen.

É poético e teve como fonte algumas passagens bíblicas (Gênesis 3:19, Gênesis 18:27, Jó 30:19 e Eclesiastes 3:20) que falam do quanto somos passageiros neste mundo. Achamos que vivemos muito, mas somos uma insignificância quando pensamos em termos cósmicos.

Mas porquê estar a falar disto se não tenho, pelo menos desconheço se tenho, nenhuma doença que me obrigue a pensar na morte como algo próximo?

1. Por me ter lembrado de uma música do David Bowie Ashes to Ashes
Ashes to ashes, funk to funky
We know Major Tom’s a junkie
Strung out in heaven’s high
Hitting an all-time low

2. Por me ter deixado a pensar que isso de voltar ao pó não tem piada para quem gosta do mar e cujo corpo é composto em 65% de água.

Desde pequeno que gosto de água e me sinto atraído pelo mar.

Quando morrer não quero voltar ao pó nem ser cinzas, quero voltar para o mar salgado de que sou feito.

Quero voltar a ser mar.

Sempre quis que o meu corpo fosse largado no mar alto. Não sei se isto será possível, mas uma coisa sei:

– antes de ser pó, ou cinzas, serei vapor!

Sei que este texto é um pouco mórbido para quem está vivo e de saúde, mas não consegui deixar de expõe este manifesto.

Agora podem ouvir outra vez a música do link e beber, como eu vou fazer, outro copo de um bom vinho branco, no meu caso verde.

image

Sejam felizes.

Deixe uma Resposta

